Airgunnig

As pressões de ar (air guns) são talvez o tipo de armas mais populares em Portugal, devido ao seu livre acesso e baixo preço (no caso de armas mais simples).
Quem não teve já uma pressão de ar Gamo ou Diana para dar uns tiros na lata de Coca-Cola ou para apanhar uns pardais?


Contudo é proibido caçar com este tipo de armas em Portugal, na minha opinião estranhamente, mas é um facto. No entanto qualquer pessoa maior de idade pode adquirir uma arma deste tipo em Portugal ou no estrangeiro de qualquer potência, logo sujeita a infringir outra lei (do limite de potência) em puro desconhecimento. Mas para falar da lei das armas havemos de ter outra secção...


Nesta secção vamos tentar conhecer mais em pormenor alguns dos vários tipos de pressões de ar que existentes no mercado.

Pressão de ar de cano basculante

O género mais comum de pressões de ar no mercado, este tipo de armas conhecidas como pressões de ar de partir o cano ou basculantes (springers em inglês) tem como dispositivo de acção o pistão/mola, são armas de alimentação directa no cano, ou seja, a munição (chumbo) é colocada directamente no cano de disparo e são armas que podem atingir grandes potências (acima dos 300 m/s).
A acção do carregamento deste género está directamente ligada à força da arma, ou seja, quanto mais difícil for bascular o cano mais força tem a mola e por consequência mais potência haverá no tiro.
No entanto não têm geralmente tanta precisão como outras pressões de ar de outros segmentos, devido ao seu coice e à estrutura da arma.





Pressão de ar de cano fixo

Este género de pressões de ar é em tudo idêntico à sua congénere de cano basculante no que diz respeito ao mecanismo de acção, no entanto tem a pequena/grande diferença de ter o cano de disparo fixo, o que lhe oferece uma maior precisão apesar de continuar a existir o coice, afinal o sistema pistão-mola está lá, a grande diferença é não existir oscilação na zona "quebrada" do cano como acontece na sua "irmã".
O carregamento destas armas é feito igualmente directamente no cano de disparo sendo que a acção da mola é accionada por outro cano que se encontra paralelo ao cano de disparo em baixo, ou por uma alavanca lateral.






CO2

Este género de pressões de ar tem um sistema mecânico próprio que tem como ponto fulcral para projecção do disparo um ou mais depósitos (garrafas) de CO2.
A maior vantagem que surge logo neste tipo de mecanismo é em primeiro lugar é a quase ausência no recuo destas armas, o que nos aumenta automaticamente a precisão, é também em alguns casos, e aqui pode variar, o menor ruído em relação às springers. Existem no mercado algumas armas neste segmento com mecanismos de multi-tiros semi automáticos ou mesmo 100% automáticos, o que lhes transfere um divertimento lúdico único no mundo das armas de pressão de ar.
Mas nem tudo são coisas boas, a necessidade de recarregar ou comprar novos tubos de CO2 é sempre uma desvantagem, além disso estas armas vão perdendo força e potencia e por arrasto precisão conforme os depósitos vão perdendo gás.
São na minha opinião armas boas para colecção ou divertimento mas nunca para competições desportivas ou caça (fora de Portugal claro).




É importante referir que as armas de pressão de ar não são brinquedos, e devem ser sempre manuseadas com todas as medidas de segurança necessárias, pois podem facilmente provocar ferimentos graves ou mesmo a morte.