Field Target

O que é o Field Target???

O Field Target nasceu na Inglaterra nos inícios dos anos 80. Idealizado por caçadores que pretendiam simular a caça a pestes (roedores) com armas de ar comprimido.
Para tal, e desde o inicio, os alvos de Field Target assumiram o formato de animais (ratos, corvos, esquilos, etc.) em silhuetas metálicas cujo alvo é um orifício circular situado no centro da silhueta.


As provas de Field Target decorrem ao ar livre e consistem em percorrer um campo com várias pistas de tiro, onde existem 2/3 alvos por pista, estes alvos estão colocados a distâncias entre 10 e 50 metros. Para fazer o tiro os atiradores têm de respeitar as posições de tiro indicadas em cada uma das pistas, a saber, o Field Target abrange todas as posições possíveis para tiro sem apoio de elementos que não o corpo do próprio atirador, ou seja, deitado, de joelhos, em pé e livre.

A posição livre é a mais comum no Field Target.



As armas usadas no Field Target são divididas em duas grandes classes, as comuns springers ou pistão-mola, mais conhecidas apenas por pressões de ar pela generalidade das pessoas, estas ainda se dividem em vários tipos, de cano fixo, de cano de "partir", etc. Sendo que todas elas são permitidas no Field Target desde que cumpram as regras de limite de potência.


A segunda grande classe são as PCP (Pré Charged Pneumatics), estas armas são menos conhecidas em Portugal, devido principalmente ao seu preço elevado e à especificidade do uso das mesmas.
O funcionamento destas armas consiste no enchimento de um tubo de ar comprimido, que normalmente está colocado por baixo do cano da arma, a grande pressão (200 a 300 Bar), o ar ali existente servirá para impulsionar o chumbo aquando do disparo, sendo que as armas vão perdendo potência conforme a pressão vai baixando dentro do tubo.


As armas são equipadas com miras telescópicas de grande alcance para auxiliar o atirador.

Em traços muito gerais estes são os principios do Field Target.
O Field Target é uma modalidade em franca expansão em todo o mundo e nomeadamente em Portugal, não deixem de estar atentos ao Blog onde vou colocar mais informação sobre esta apaixonante disciplina de tiro.